Como pedir o Reembolso do Convênio?
Você sabe quando você tem direito ao reembolso do seu Convênio Médico?
Muitos pacientes acreditam que é complicado e burocrático realizar a solicitação de reembolso pelo convênio. Mas em muitos casos, as operadoras facilitam esta operação! E o que parecia muito difícil, na realidade é simples e prático.
O plano de saúde cobre uma rede credenciada para realização de procedimentos, que inclui a rede médica, terapêutica e hospitalar. Os dados de cobertura devem constar de forma clara no contrato com o convênio. Contudo, esta rede credenciada deve atender o paciente dentro de um prazo estipulado pela ANS. Entretanto, as clínicas de terapia fonoaudiológica que atendem convênio normalmente têm fila de espera, o que inviabiliza o início do tratamento. Além disso, em muitos casos a terapia na rede particular atende melhor as necessidades do paciente!
E AGORA?
Nos casos que a consulta particular torna-se necessária, o plano não é obrigado a cobrir integralmente os procedimentos, mas é obrigado a fazer um reembolso, dentro dos limites do expostos no contrato. Normalmente, o valor do reembolso é estipulado no contrato e varia de acordo com a operadora. Além disso, caso você queira fazer seu tratamento particular por escolha própria, o convênio também deve realizar o reembolso, mesmo que não integralmente.
Ainda assim, uma vez que, não tenha profissionais para atendê-lo dentro do seu município e nem em uma cidade vizinha, o convênio deverá cobrir os custos para a contratação de atendimento particular.
Como eu solicito o reembolso médico?
Alguns convênios médicos disponibilizam a solicitação do reembolso por meio de suas plataformas digitais, porém algumas só aceitam a solicitação caso seja realizada pessoalmente.
Contudo, para a solicitação ser realizada, o beneficiário precisa apresentar os documentos do titular e o recibo original, que consta o valor e o tipo do procedimento realizado. Além disso, deve estar assinado e carimbado pelo profissional, com o número do conselho qual o mesmo é regido.
AMIL
Para os clientes AMIL o reembolso é realizado online, através do aplicativo da empresa. Para realizar o pedido de reembolso, acesse o link https://www.amil.com.br/portal/web/servicos/mapa-do-site/perfil/beneficiario
BRADESCO
Os clientes Bradesco também contam com uma plataforma online, onde devem fazer o loggin e então encontraram as orientações para realizar o pedido. Porém, o que confunde os pacientes bradesco é que inicialmente, a página é chamada de BRADESCO SEGUROS, e não BRADESCO SAÚDE, entretanto após o loggin é possível escolher para onde ser direcionado. Para realizar o pedido de reembolso, acesse o link https://wwws.bradescosaude.com.br/PCBS-LoginSaude/td/inicioLoginSegurado.do
Passo a passo para solicitar reembolso (clientes Bradesco) https://www.bradescoseguros.com.br/wps/portal/TransforDigital/Site/saude/reembolso
CARE PLUS
Os clientes CarePlus também tem uma plataforma online para assistência, onde será possível fazer a solicitação. Além disso, a empresa também conta com um aplicativo para realizar o procedimento. Para acessar a página de reembolso, acesse o link http://www.careplus.com.br/ e faça o seu login
Para facilitar o procedimento, assista o vídeo (clientes CAREPLUS): https://www.youtube.com/watch?v=b0KreQBz4qA
SULAMÉRICA
A SulAmérica também disponibiliza uma plataforma digital. Onde após utilizar o login e a senha é possível solicitar o reembolso! Acesse o link https://saude.sulamericaseguros.com.br/reembolsosaude/home.htm
Para facilitar o procedimento, assista o vídeo https://portal.sulamericaseguros.com.br/para-voce/saude/atendimento-saude/videos-tutoriais/como-solicitar-o-reembolso-sulamerica-saude.htm
UNIMED
Já para os clientes UNIMED os documentos devem ser enviados via correios. Estes documentos devem ser os originais e completos, contendo a identificação do profissional que o atendeu, e do paciente. Entretanto, a UNIMED, ao contrário das outras operadoras dá um prazo de 12 meses para realizar a solicitação deste. Alguns convênios (em sua maioria), permitem apenas 30 dias. Nos documentos, devem estar a descrição e justificativa do serviço prestado, contendo nos recibos e/ou notas fiscais o nº do CPF/CNPJ, endereço e telefone do profissional que prestou o serviço. Além disso, também deve ser informado os dados bancários, nº do CPF e nome do titular do plano.
Para maiores informações, acesse: http://www.unimedfesp.coop.br/regras-para-solicitacao-de-reembolso
NOTREDAME INTERMÉDICA
Para os clientes Notredame Intermédica o reembolso também é feito pela plataforma virtual do GNDI. Após inserir o login e senha na área do usuário, basta o usuário procurar o item SOLICITAR REEMBOLSO SAÚDE. Assim, deve anexar nota fiscal eletrônica, relatório do profissional e pedido médico. A plataforma leva em média 15 dias para reembolso das terapias. Para maiores informações, acesse: https://www.gndi.com.br
Qualquer dúvida em relação ao processo de reembolso contate sua operadora, ou nos envie um e-mail! Quem sabe podemos ajudá-lo, não é mesmo?