Psicopedagogia

A psicopedagogia visa qualificar, quantificar e diferenciar o saber e do não saber por meio do estudo do processo de aprendizagem humana. Sendo assim, objetivo da atuação do profissional é preventivo e terapêutico, o psicopedagogo clínico identifica, analisa, planeja e intervém, de acordo com etapas do processo e dificuldade de aprendizagem, e também a depender do evoluir da alfabetização formal.

O trabalho deste profissional visa identificar o suporte necessário da criança, qual sua forma de aprendizagem, e intervir onde for necessário para que os ganhos sejam obtidos.

O psicopedagogo deve ser parceiro sempre da rede de apoio da criança: escola e família. Assim, ao menor sinal de dificuldades escolares, ou até antecedentes à educação formal, o psicopedagogo entra para evitar que este momento de vida da criança seja o melhor e menos sobrecarregado possível.

Como a psicopedagogia pode ser aplicada na vida da criança?

Assessoria Escolar

Orientação de Estudos

A orientação e direcionamento dos estudas usa os conteúdos para adequar e melhorar a relação dos alunos com a prática e rotina educacional. Contudo, esta relação quase sempre está desgastada e associada à frustração, e isto acaba por comprometer a motivação e autoconfiança, resultando em um momento de estresse e não realização das tarefas.

Nesta etapa, o psicopedagogo direciona a auto-organização e monitora o aprendizado. A auto-organização engloba o tempo, espaço material e hábitos. Já a Auto-monitoração aborda a capacitação do aluno em desenvolver novas técnicas, visando que ele mesmo avalie seu desempenho.

Desta maneira, este trabalho pode-se iniciar no começo da alfabetização formal, até o ensino médio.

Tutoria Pedagógica

A tutoria pedagógica, conhecida também como mentoring, é um método muito utilizado para consolidar o aprendizado e torna-lo sistemático e automático. Desta forma, é realizado a domicilio.

Sendo assim, a tutoria pedagógica busca de caminhos para solucionar os problemas de forma pontual e direcionada, potencializando as habilidades da criança com base no contexto escolar que ela já está inserida. Isto, por meio de escuta ativa,   utilização da prática de prescrever, orientar e identificar, ressaltando que esse olhar atento e participativo permite que o profissional e aluno identifiquem potencialidades e fragilidades ao longo dos momentos de aprendizagem.

Desta maneira, este trabalho pode-se iniciar no começo da alfabetização formal, até o ensino superior.

Atendimento Psicopedagógico

Avaliação Diagnóstica

A Avaliação Diagnóstica consiste em analisar a criança ou o aluno a fim de identificar suas dificuldades e fragilidades. Para isto, o psicopedagogo necessita de quatro à seis sessões em média, nas quais estará se utilizando de técnicas psicopedagógicas projetivas específicas.
Assim, o profissional terá informações suficientes, não somente para delinear as causas das dificuldades apresentadas pelo aluno, como também para realizar o atendimento psicopedagógico terapêutico a fim de melhorar os sintomas e otimizar o processo de aprendizagem.

Atendimento psicopedagógico terapêutico

Por fim, caso o processo de intervenção seja necessário,  o profissional delimitará objetivos compatíveis com a demanda escolar. Mas, isto sem esquecer de compreender o aluno como um todo, e fornecer o suporte necessário para que sua educação formal não seja prejudicada. Assim, neste momento, já com uma analise do contexto familiar e educacional em que vive o aluno, poderá intervir com objetividade para uma progressiva melhora no processo de aprendizagem.

Consultoria Educacional

Familiar

A consultoria familiar consiste principalmente em direcionar a família a explorar os pontos fortes do aluno. Porém, esta intervenção consiste em observação da rotina, dos hábitos, e principalmente de observar como a criança mais se beneficia para uma melhor aprendizagem. Isto contribui para um direcionamento melhor na educação das crianças e jovens. Pois, direciona desde a escolha da escola  até a construção de soluções para o relacionamento familiar em prol da aprendizagem.

Desta maneira, para traçar metas concretas, são efetuadas sessões familiares individuais em uma programação que inclui técnicas aplicadas em cada etapa. Logo, são necessárias entrevistas, anamnese, mapeamento do tipo de aprendizagem, rotina, plano de ação, conteúdo pedagógico escolar, cronograma e gestão do tempo.

 

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