A Psicologia Infantil busca analisar e compreender os aspectos do falar, construir conhecimento, sentir e construir relações. Ainda, observa a criança em relação à sua modulação ambiental e emocional. Isto é abordado de forma lúdica e individual, com o intuito de identificar aspectos intrínsecos do individuo a partir da experiência individual. Assim, detectando embates e ressignificar situações.

A psicologia infantil pode ser trabalhada por meio de uma metodologia ou abordagem (ABA ou Denver), mas também, de forma analítica.


Avaliação psicológica

O processo de avaliação psicológica é uma importante ferramenta para identificar as demandas a serem trabalhadas. Ainda, é por meio desta que será construído e elaborado um psicodiagnóstico específico de cada caso. Desta maneira, a avaliação tem duração média de 4 a 8 sessões, a depender da complexidade do caso. Nestas sessões, incluem-se anamnese (entrevista inicial com os pais),  aplicação de testes, escalas psicológicas e uso de técnicas lúdicas.

Processo de intervenção

A terapia é o processo de cuidado com a saúde mental da criança. Além disso, auxilia também como espaço de suporte e acolhimento de angústias, inseguranças e medos. O processo de terapia deve trabalhar em conjunto com a família visando a prevenção e solução de conflitos, bem como o bem-estar familiar. Durante a intervenção, são utilizadas técnicas lúdicas para o atendimento psicológico infantil. Assim, visando auxiliar no processo de reconhecimento e expressão das emoções por meio do brincar.


Aplicação da ABA no autismo

A ciência ABA (Análise Comportamental Aplicada) é comprovadamente uma das mais eficazes na intervenção com crianças dentro do espectro autista (TEA). Sendo assim, o trabalho do profissional Psicólogo é trabalhar em conjunto com os demais profissionais da equipe. E assim, elaborando e aplicando programas de intervenções comportamentais personalizados para as demandas dos pacientes. Assim, contemplando principalmente,  aspectos sociais, cognitivos, de autocuidado, de linguagem, de rotina, entre outros.


Orientação parental

Vale ressaltar que, o trabalho com os pais é de suma importância para a eficácia do processo terapêutico com a criança. Uma vez que a criança ainda não tem total responsabilidade por si mesma e tem os pais como as maiores referências de vida e de cuidado. Ainda, são os pais os indivíduos que mais compartilham com as crianças os momentos de rotina, de organização e de afeto. Portanto, as sessões de orientação parental fazem parte do atendimento infantil e são delineadas conforme as necessidades de cada paciente.

Atendimento psicológico externo (contexto escolar ou domiciliar)

Em alguns casos o atendimento psicológico externo se faz necessário para avaliação de demandas específicas trazidas para o consultório. Isto é, buscar analisar e conhecer comportamentos que aparecem fora do Setting terapêutico. No caso de necessidade da realização de atendimentos externos será feito o combinado com os pais e responsáveis ao longo dos atendimentos.

error: