Nossos Serviços

AVALIAÇÃO E TERAPIA DE FALA E LINGUAGEM

A terapia de fala e linguagem é direcionada à crianças com dificuldades de fala ou de aprendizagem.

Fonoterapia

Sendo assim, inicialmente é realizada uma avaliação completa. Nesta avaliação são abordados aspectos da fala, como produção de fala (se existem ou não trocas), organização motora da fala, aspectos musculares dos órgãos fonoarticulatórios, padrão respiratório e etc. Além disso, as questões de linguagem também são inclusas no processo de avaliação: vocabulário, morfossintaxe, pragmática (uso da linguagem) e sociabilização. Vale ressaltar, que são utilizados testes formais e observacionais quais possibilitam analisar o que seria esperado para a faixa etária e o que a criança apresentou em seu desempenho.

Após a avaliação, é proposto um plano terapêutico aos pais. Sendo assim, o intuito é utilizar a avaliação como norte para o passo inicial no processo terapêutico. Este processo sempre incluirá a rotina da criança, andando sempre em parceria com a família e com a escola. Desta forma, ao final de cada sessão os pais são orientados sobre o desempenho do dia da criança e como estimula-lá ao longo da semana.

A visita escolar também pode ocorre ao longo do processo terapêutico. Esta prática ocorre a fim de orientar a escola, para que a criança tenha um desempenho mais proveitoso em seu processo de aprendizagem.


AUDIOMETRIA

Audiometria x Aparelho Auditivo

Audiometria Tonal Adulto

Este exame é realizado em cabina acusticamente tratada, com o audiômetro, para pesquisa de limiares auditivos para tons puros por via aérea e via óssea ( via fone de ouvido e vibrador ósseo). A audiometria é capaz de observar déficits auditivos, sejam estes advindos de patologias neurais ou condutivas, como as otites.

O objetivo da realização do exame é obter o menor nível de sensação sonora  (em decibéis). Trata-se de um exame subjetivo, qual depende da resposta do paciente.  Além disso, através do resultado obtido é  classificado, em caso de perda auditiva, o  tipo, o grau e a configuração da curva audiométrica.

Audiometria x Patologias Auditivas 

Vale ressaltar que configuração da curva audiométrica pode sugerir possíveis patologias. Sendo assim, é interessante visualizá-la de forma clinica quando realizamos a avaliação audiológica básica. Além disso, a realização adequada do exame indica qual a severidade da perda auditiva. E em nossa clínica, ao final do procedimento, é possível compararmos a perda auditiva em relação ao sons da fala, sons do ambiente e a severidade da perda auditiva. 

A audiometria é de notória importância para quem

trabalha ou permanece muito tempo exposto a ruídos intensos. Ao realizar o exame é possível observar de acordo com a configuração da curva de o paciente realmente apresenta uma Perda Auditiva por Ruído (PAIR).

Diagnóstico Diferencial 

Complementar à este exame, a Timpanometria e a Avaliação dos Reflexos Acústicos (impedanciometria) auxiliam na busca pelo diagnóstico exato e adequado àquilo que o paciente apresenta como resultado. Portanto, é importante lembrar que as patologias condutivas (otites, disfunção tubária) e as patologias neurossensoriais ficam mais evidentes a Avaliação Audiológica Básica completa (Audiometria e Impedanciometria). 

Audiometria Tonal Infantil 

Audiometria

Em nossa clínica, a audiometria é realizada a partir do primeiro ano de vida. Pois, também contamos com a Audiometria Comportamental e em Campo Livre, com propostas específicas para crianças.

Audiometria Vocal (Percepção da fala)

A avaliação Audiométrica Vocal, além de confirmar a resposta obtida na Audiometria Tonal Limiar se está realmente correta, quantifica a discriminação auditiva de palavras. Isto, pode auxiliar na seleção  de próteses auditivas e, ainda, auxilía na classificação do tipo de perda. Dentre alguns diagnósticos, a baixa acurácia na discriminação de palavras pode identificar, por exemplo, uma perda auditiva neurossensorial.

Quer saber mais sobre a importância da Audiometria? CLIQUE AQUI


IMPEDANCIOMETRIA

Impedanciometria é um exame que faz parte da Avaliação Audiológica Básica, juntamente com a Audiometria.

Fonoaudiologia

Este exame avalia a membrana timpânica e os ossículos (martelo, bigorna e estribo) do ouvido médio. Sendo assim,  pode sugerir e apontar um quadro de infecção (otites), disfunção tubária entre outras patologias auditivas.

Além disso, com a Impedanciometria, o profissional pode pesquisar os reflexos auditivos contralaterais e ipsilaterais. Em alguns casos, a ausência do reflexo auditivo pode estar correlacionada a alteração do processamento auditivo central.

Durante a realização do exame, em um dos ouvidos do paciente é colocado um fone e, no outro, uma pequena sonda emborrachada. O paciente sente um pouco de pressão no ouvido e escuta alguns apitos.

A Impedanciometria pode ser realizada em qualquer faixa etária.


PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL (PAC)

A avaliação do Processamento Auditivo Central (PAC) analisa o  que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas através da audição. Ou seja,  como o cérebro processa, analisa e interpreta as informações quais o indivíduo escutou. Desta forma, são avaliadas um série de habilidades que desenvolvemos ao longo do tempo. Contudo, as alterações de processamento auditivo central podem ocorrer mesmo em pessoas com audição normal.

Existem alguns sinais que podem significar a alteração do PAC:

  • Dificuldade em compreender piadas
  • Falar muito “hã?”, “o quê?” Ou “não entendi!”
  • Desatenção
  • Distração
  • Dificuldade de memória
  • Dificuldade para acompanhar uma conversa em grupo
  • Dificuldade para ouvir ou prestar atenção em ambientes ruidosos
  • Demora para escutar e compreender o que foi dito
  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldades de Leitura e Escrita
  • Troca dos sons da Fala

O Exame pode ser realizado de maneira completa quando a criança completa 07 (sete) anos de idade. Além deste, também realizamos a avaliação simplificada do processamento auditivo, através de instrumentos musicais adequadamente calibrados e alinhados para tal avaliação.

PAC-Dificuldade na fala

PAC

Sessões necessárias: 1 a 2 sessões

Tempo de duração da avaliação: 1h30min

Quer saber mais sobre a importância da Avaliação e da Terapia de Processamento Auditivo? CLIQUE AQUI

error: