Integração Sensorial

A integração sensorial esta relacionada à organização das sensações do próprio corpo e do ambiente. Ainda, esta organização neurológica torna possível que o corpo utilize o ambiente de forma reguladora e eficaz. Logo, o cérebro processa e organizar informações dos sentidos recebidas e prepara uma resposta adequada a esse estímulo externo.

Sala de Integração Sensorial

Nós temos três sistemas sensoriais na teoria da INTEGRAÇÃO SENSORIAL: O tátil, o vestibular e o proprioceptivo. Desta maneira, as suas inter-relações começam a se formar mesmo antes do nascimento e continuam a se desenvolver ao longo da vida. Portanto, durante o desenvolvimento, a integração sensorial interage com o ambiente sendo reguladora e organizadora corporal.

Disfunções de Integração Sensorial (DIS)

As Disfunções de Integração Sensorial (DIS) estão relacionadas ao processamento e organização das informações que o cérebro recebe do ambiente de forma deficitária. Além disso, são desordens na qual a informação sensorial não é processada, integrada ou organizada adequadamente no cérebro.

Sala de Integração Sensorial

Desta forma, a práxis, a capacidade de idealizar e executar ações, pode estar comprometida. O desenvolvimento das práxis está relacionado à integração sensorial, e é quem promove a prática de realizar as atividades da vida diária como: se alimentar, se vestir, escrever, entre outras atividades cotidianas.

Como o Terapeuta Ocupacional intervém?

O terapeuta ocupacional é o profissional habilitado para trabalhar disfunções sensoriais. Portanto, independe de qualquer nível de transtornos que venham a desorganizar sua percepção sensorial.

Assim, o planejamento terapêutico envolve cada dificuldade constatada em protocolo específico viabiliza a aprendizagem neuropsicomotora necessária. Logo, para alcançar as fundamentações sensoriais, a terapia ocupacional utiliza num contexto lúdico que envolve experiências sensoriais, sendo estas: movimento, sensações táteis, e projeção vestibular contra a gravidade e muita movimentação corporal.

error: