AUDIOMETRIA

Audiometria x Aparelho Auditivo

Audiometria Tonal Adulto

Este exame é realizado em cabina acusticamente tratada, com o audiômetro, para pesquisa de limiares auditivos para tons puros por via aérea e via óssea ( via fone de ouvido e vibrador ósseo). A audiometria é capaz de observar déficits auditivos, sejam estes advindos de patologias neurais ou condutivas, como as otites.

O objetivo da realização do exame é obter o menor nível de sensação sonora  (em decibéis). Trata-se de um exame subjetivo, qual depende da resposta do paciente.  Além disso, através do resultado obtido é  classificado, em caso de perda auditiva, o  tipo, o grau e a configuração da curva audiométrica.

Audiometria x Patologias Auditivas 

Vale ressaltar que configuração da curva audiométrica pode sugerir possíveis patologias. Sendo assim, é interessante visualizá-la de forma clinica quando realizamos a avaliação audiológica básica. Além disso, a realização adequada do exame indica qual a severidade da perda auditiva. E em nossa clínica, ao final do procedimento, é possível compararmos a perda auditiva em relação ao sons da fala, sons do ambiente e a severidade da perda auditiva. 

A audiometria é de notória importância para quem

trabalha ou permanece muito tempo exposto a ruídos intensos. Ao realizar o exame é possível observar de acordo com a configuração da curva de o paciente realmente apresenta uma Perda Auditiva por Ruído (PAIR).

Diagnóstico Diferencial 

Complementar à este exame, a Timpanometria e a Avaliação dos Reflexos Acústicos (impedanciometria) auxiliam na busca pelo diagnóstico exato e adequado àquilo que o paciente apresenta como resultado. Portanto, é importante lembrar que as patologias condutivas (otites, disfunção tubária) e as patologias neurossensoriais ficam mais evidentes a Avaliação Audiológica Básica completa (Audiometria e Impedanciometria). 

Audiometria Tonal Infantil 

Audiometria

Em nossa clínica, a audiometria é realizada a partir do primeiro ano de vida. Pois, também contamos com a Audiometria Comportamental e em Campo Livre, com propostas específicas para crianças.

Audiometria Vocal (Percepção da fala)

A avaliação Audiométrica Vocal, além de confirmar a resposta obtida na Audiometria Tonal Limiar se está realmente correta, quantifica a discriminação auditiva de palavras. Isto, pode auxiliar na seleção  de próteses auditivas e, ainda, auxilía na classificação do tipo de perda. Dentre alguns diagnósticos, a baixa acurácia na discriminação de palavras pode identificar, por exemplo, uma perda auditiva neurossensorial.

Quer saber mais sobre a importância da Audiometria? CLIQUE AQUI

error: