Perda auditiva na infância

A audição adequada é um aspecto extremamente relevante para o desenvolvimento de fala e linguagem. Mas e quando isto não acontece? A perda auditiva é algo passível de ser identificado desde o nascimento. Por isso, ainda na maternidade é realizada a Triagem Auditiva por meio das Emissões Otoacústicas.

E quando a criança realmente tem uma perda auditiva?

Caso a criança falhe na Triagem Auditiva, ela precisa refazer o exame segundo as orientações do fonoaudiólogo e otorrino responsável. Caso este resultado persista, precisamos estudar e analisar se existe uma perda auditiva, mas e se existir?
No caso de crianças com perda auditiva profunda, por exemplo, assim que diagnosticada a criança deve ser direcionada para buscar uma intervenção. Assim, existem os aparelhos auditivos (AASI) ou o implante coclear.
Vale ressaltar que é importante iniciar o uso dos mesmos o mais rápido possível, afim de possibilitar a comunicação verbal. Além de amenizar possíveis impactos na produção de fala.
Aparelhos Auditivos Pediátricos

Aparelho Auditivo Infantil 

Sendo assim, crianças pequenas exigem um cuidado diferenciado quando diagnosticadas com perda auditiva. Isto porque as necessidades auditivas da criança são diferentes dos adultos e estas variam ao longo do desenvolvimento. Desta forma, a busca por um serviço especializado em crianças, com conhecimento principalmente nas habilidades a serem desenvolvidas e adquiridas para a linguagem e fala, deve ser algo extremamente relevante.
error: