Os benefícios da ROTINA VISUAL

Os impactos positivos e negativos da inserção ou não da rotina visual para as crianças é um questionamento feito pelos pais. Quais são os reais benefícios?

Desenvolvendo a rotina adequada

Inicialmente, desenvolver uma rotina para as atividades da criança traz organização e previsibilidade. Assim, facilita a compreensão da sequência temporal de atividades. A rotina pode ser diária, semanal e mensal, e a composição dela dependerá dos objetivos e metas para cada criança. Desta forma, cada uma tem um benefício específico, entretanto todas tem o mesmo objetivo em comum: organizar a criança.Rotina Visual


  • A rotina diária elenca as atividades. Assim, é possível sinalizar hábitos de higiene, horários de janta ou almoço, horário de ir para a escola e etc. Esta, pode auxiliar a criança em atividades mais comuns do dia-a-dia, e estabelecer uma rotina com maior precisão.

  • A rotina semanal auxilia a criança que realiza muitas atividades ao longo da semana, por exemplo, aquela que faz natação, inglês e ballet. Ela auxilia na previsibilidade, na organização temporal, na contagem e compreensão dos dias da semana.

  • Já a rotina mensal, é mais extensa, além de mostrar as atividades ao longo das semanas. Esta é ideal para selar acordos ou combinados com a criança. Além, claro, dos objetivos já presentes na rotina semanal. Os pontos positivos da rotina mensal é o trabalho cuidadoso com o tempo e previsibilidade. Por exemplo, para pais que viajam a trabalho é uma boa estratégia para mostrar à criança quando é a viagem e o retorno. Ou até mesmo um combinado de ir ao parque, e outro de auxiliar para guardar os brinquedos e conquistar uma recompensa pela organização.Esta rotina deve ser utilizada com crianças maiores.fonoaudiologia

Rotina x Terapia

Além disso, dentro do setting terapêutico, a inserção de uma rotina pode contribuir positivamente para a terapia. A rotina favorece a compreensão das atividades a serem realizadas pela criança e de tempo decorrido e faltante da sessão. Além da economia de fichas, é importante marcar através o intervalo entre uma atividade e outra. Isto auxilia o direcionamento atencional durante as estratégias, e não sobrecarrega as crianças com muitas atividades consecutivas.

O lazer também é necessário

Contudo, vale ressaltar a importância do zelo ao montar a rotina dos pequenos, não encha de atividades longas e difíceis de ser atingidas. Prefira marcar as atividades de maneira espaçada, a fim de evitar frustrações ou qualquer imprevisto do dia-a-dia. Ainda, preencha com atividades essenciais para a criança, mas também valorize os momentos de lazer, da brincadeira ou do intervalo que ela merece para se divertir.

Portanto, a rotina tem muitos pontos positivos, e quando inserida da maneira correta, será mais um reforçador e estímulo adequado para a criança.

Publicações Relacionadas

Deixe um Comentário

error: