09/05/2022

Linguagem Infantil

EXISTE IDADE CERTA PARA… desfralde?

O processo do desfralde gera muitas dúvidas nas famílias. E isto ocorre principalmente pelas questão de desenvolvimento e de autonomia da criança. Contudo, é necessário observar os sinais da criança e levar em conta a rotina (escolar e do cuidador).

Fonoaudiologia

Um dos primeiros sinais é quando a criança passa avisar que fez cocô ou xixi. Assim, a primeira dica é que os pais anotem a hora que a criança tem o hábito de fazer suas necessidades, e então passar a ofertar a ida ao banheiro. Desta forma, caso tudo esteja caminhando bem, de um reforço para a criança, sinalize que está feliz com o que ela esta fazendo quando te avisa.

Após isto, já é hora de iniciar o desfralde. Vale ressaltar que o processo é lento e requer paciência, não é simples e a criança precisa do auxilio dos cuidadores. Por isso, não de bronca ou diga coisas negativas caso ela faça xixi na roupa inicialmente. A função principal do adulto neste momento é DAR APOIO E SUPORTE!

A troca da fralda pelo penico, pela rotina de ir ao banheiro, é uma transição muito relevante. Ainda, é um momento intimo e familiar, por isso é necessário que a criança sinta que ELA ESTÁ PREPARADA. E quem sinalizará isso? ELA MESMA! No tempo certo, quando ela conseguir fazer os controles dos esfincteres, quando você ver, JA FOI!

O ideal é que os pais iniciem esse processo no ambiente familiar, para que depois naturalmente a criança o realize na escola. Portanto, a idade certa para o desfralde será fruto dos sinais da criança e organização dos pais.

Deixe um Comentário

error: